Ficha técnica

Brasil, 2015, 24’57. Documentário. Direção: Daniela Alarcon. Pesquisa e roteiro: Daniela Alarcon. Montagem: Fernanda Ligabue. Direção de fotografia: Fernanda Ligabue. Imagens adicionais: Thiago Dezan e Paula Daibert. Finalização e cor: Fernanda Ligabue. Som direto: Fernanda Ligabue. Trilha sonora original: Bruno Prado e Daniel Carezzato. Mixagem e masterização de áudio: Bruno Prado e Daniel Carezzato. Design gráfico: Marina Kanzian. Produzido por Repórter Brasil. Viabilizado por meio de financiamento coletivo.

Daniela Fernandes Alarcon é bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB) e doutoranda em Antropologia Social junto ao Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Pesquisa processos de expropriação e resistência territorial de povos indígenas e outras comunidades tradicionais nos estados da Bahia e Pará. Organizou um livro sobre os impactos socioambientais do complexo hidrelétrico do Tapajós, que está prestes a ser publicado, pela International Rivers. Desde 2010, investiga as retomadas de terras levadas a cabo pelos Tupinambá, no sul da Bahia.

Fernanda de Paiva Ligabue é cinegrafista e documentarista, com bacharelado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Trabalhou como pesquisadora na O2 Filmes e como realizadora audiovisual e diretora de fotografia na produtora Filmes para Bailar. Integrou a equipe de vídeo do Teatro Oficina, onde atuou como videomaker. Em 2013, dirigiu o webdoc “Tapajós em Transe”, para a agência de jornalismo A Pública. Atualmente, trabalha como cinegrafista freelancer para diversos projetos independentes, como o estúdio de jornalismo Fluxo, onde colabora com as criações audiovisuais de streamings, webdocs e vídeo jornalismo.